DMP - Mensagens dos Presidentes de Sindicatos de docentes FNE

5-10-2024

DMP - Mensagens dos Presidentes de Sindicatos de docentes FNE
Os Presidentes dos sete Sindicatos de Professores FNE, deixaram uma mensagem em vídeo para marcar o DIa Mundial do Professor 2024.

Pedro Barreiros, Presidente do SPZN e Secretário-Geral da FNE: "Esperamos que a Esperança seja acompanhada pela Alegria inspirando-nos a superar os desafios e a alcançar os objetivos e o justo reconhecimento da profissão docente".



Manuel Teodósio, Presidente do SPZC: "Este é um dia para refletir sobre as condições que os professores enfrentam no dia-a-dia e nas soluções que lhes permitam condições mais dignas para a docência".



Maria José Rangel, Presidente do SDPGL: "Só se os professores, educadores, formadores e investigadores forem valorizados é que estamos a promover uma educação de qualidade e inclusiva para todos".



Josefa Lopes, Presidente do @SDPSUL: "Se formos persistentes, corajosos e se não desistirmos nem cruzarmos os braços, vamos conseguir muito mais vitórias [como a recuperação do tempo de serviço]".



António Fidalgo, Presidente SDPA: "Este dia é uma oportunidade crucial para reconhecer e valorizar o papel dos professores na sociedade".



António Pinho, Presidente do SDPM: "Esta data procura, entre outras coisas, destacar a importância social da nossa profissão"



Teresa Soares, Presidente do SPCL: "Um professor transmite sempre mais do que aquilo que sabe, transmite também aquilo que é, com as suas vivências e experiências".



A FNE não vai desistir de procurar construir um futuro melhor e que valorize os docentes. E será junto com os professores que o iremos fazer.

É imperioso valorizar as carreiras, como base para essa educação de qualidade que todos pretendemos alcançar, assim como para garantir os direitos e condições dos trabalhadores da educação e investir em elevados níveis de formação inicial e condnua. Essa valorização deve incluir a determinação de condições de trabalho em segurança nas escolas, incluir limites ao tempo de trabalho que é exigido aos professores, regular o desenvolvimento das carreiras, reconhecer o trabalho que é desenvolvido com empenho, incluir o direito a uma aposentação digna, à estabilidade e segurança na profissão.

Por tudo isto e muito mais, o Dia Mundial do Professor é um dia que marca o reforço na busca pela valorização da vida profissional dos docentes portugueses, pois só com educadores, professores, formadores e investigadores prestigiados, valorizados e reconhecidos é que se estará a promover uma escola melhor, de qualidade, inclusiva e equitativa para todos.