Ministro da Educação recebeu membros do Observatório da Convivência Escolar

9-9-2024

Ministro da Educação recebeu membros  do Observatório da Convivência Escolar
Representantes da FNE (Pedro Barreiros), da AFIET (João Dias da Silva), da Confederação Nacional das Associações de Pais (Mariana Carvalho), da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (Filinto Lima), da Ordem dos Psicólogos Portugueses (Marisa Carvalho) e do IAC - Instituto de Apoio à Criança (Melanie Tavares), reuniram  com o Ministro da Educação, Ciência e Inovação (MECI), Fernando Alexandre, para apresentação da iniciativa conjunta destas organizações, designada como “OBSERVATÓRIO DA CONVIVÊNCIA ESCOLAR”.

O Ministro da Educação, Ciência e Inovação recebeu as organizações que promovem o Observatório da Convivência Escolar, tendo concordado com os objetivos pretendidos por esta iniciativa e assegurando a participação futura do seu Ministério nas atividades que vierem a ser desenvolvidas.

O Observatório da Convivência Escolar é promovido pela FNE – Federação Nacional da Educação, pela AFIET – Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho, pela CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais, pela ANDAEP – Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, pelo IAC – Instituto de Apoio à Criança e pela Ordem dos Psicólogos.

Esta reunião serviu para apresentar as preocupações que fazem com que estas entidades considerem útil a convergência dos seus esforços no sentido de se promover uma melhor convivência escolar nas nossas escolas.

Os membros deste Observatório assinalam que há uma diversidade de circunstâncias que estão associadas a este tema, desde os pequenos incidentes em sala de aula ou nos recreios, até às agressões físicas e verbais, passando pelo bullying e pelo ciberbullying. Mas referem, com insistência, que muito do tempo de aula é perdido, em muitas ocasiões, para manter as condições de trabalho e de aprendizagem, e que a indisciplina é um dos fatores mais importantes para o stress de docentes e de trabalhadores de apoio educativo.

 Estão nos objetivos deste Observatório contribuir para divulgar iniciativas que se realizem nas escolas, propor alterações de legislação, nomeadamente ao nível do Estatuto do Aluno, promover iniciativas de debate e reflexão sobre as temáticas que este problema envolve, mas também recolher informação sobre incidentes que ocorram nas nossas escolas e que, através do portal do Observatório, sejam apresentados.

 O Observatório da Convivência Escolar vai assinalar o Dia Mundial do Combate ao Bullying, promovendo uma mesa-redonda sobre o tema, integrada na XI Convenção da FNE-CONFAP e ANDAEP que se realiza no dia 26 de outubro próximo, no Centro de Congressos de Aveiro.

???? Declarações de Pedro Barreiros, Filinto Lima e Mariana Carvalho à saída da reunião.