A Federação Nacional da Educação recebeu com enorme tristeza a notícia do grave acidente ocorrido no Elevador da Glória, em Lisboa, que resultou em várias vítimas mortais e feridos de elevada gravidade.
Neste momento de profunda dor, a FNE expressa a sua solidariedade e associa-se ao luto nacional que este trágico acontecimento provoca. Dirigimos às famílias das vítimas e a todos os que enfrentam o sofrimento causado por esta perda irreparável as nossas mais sentidas condolências, desejando igualmente uma rápida recuperação a todos os feridos.
Queremos prestar especial homenagem ao guarda-freio André Marques, trabalhador associado do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes - SITRA, organização filiada na UGT, central sindical à qual a FNE pertence, e que perdeu a vida no exercício das suas funções. À sua família, amigos, colegas de profissão e à direção do SITRA, deixamos a nossa palavra de respeito, pesar e solidariedade.
Num momento tão difícil, é também justo reconhecer a dedicação e a prontidão de todos os profissionais e entidades que intervieram no socorro, cuja coragem e sentido de humanidade foram determinantes na resposta a esta tragédia.
Porto, 4 de setembro de 2025
A Comissão Executiva
Federação Nacional da Educação
Nota de Pesar FNE (PDF)