SPZN celebra 51 anos com diversas iniciativas

30-4-2025

SPZN celebra 51 anos com diversas iniciativas
O SPZN - Sindicato dos Professores da Zona Norte celebra hoje os seus 51 anos de existência, promovendo nesse âmbito uma série de iniciativas.

A criação deste Sindicato na noite de 29 para 30 de abril de 1974, nasceu da vontade dos professores de se unirem para serem mais fortes e, juntos, lutarem em prol de uma causa comum: uma Educação de qualidade para todos.

Desde a fundação, o SPZN tem-se destacado pela sua atuação em defesa dos direitos dos professores, seja na negociação de melhores salários e condições de trabalho, seja na luta por melhores políticas públicas para a educação. A história do sindicato é marcada por importantes vitórias que só foram possíveis graças à união e à força de todos.

O SPZN celebra então esta data junto a todos os seus sócios, desde os seus fundadores àqueles que continuam a juntar-se, a participar e a fortalecer este sindicato. 

Como tal, de forma a assinalar esta data, a Direção daquele que foi o primeiro Sindicato de Professores de Portugal, vai estar presente na inauguração da nova sede da Delegação de Santa Maria da Feira, às 17h00, na Rua Casa da Vila da Feira, n.º 55 em Santa Maria da Feira.

"Mais do que a abertura de um novo espaço físico, este momento representa um passo firme no compromisso renovado do SPZN com os professores, com a educação e com o futuro", afirmou Pedro Barreiros, atual Presidente do SPZN.

Integrada numa estratégia mais ampla de reorganização e modernização das sedes regionais, esta nova instalação foi idealizada para fortalecer a proximidade com os sócios, melhorar a eficácia dos serviços e elevar a qualidade do apoio prestado.

Este investimento é reflexo de um plano de ação que alia organização a valores humanos, reforçando o papel do SPZN como um sindicato ativo, presente e empenhado na defesa de uma educação pública de qualidade — concretizando, assim, um dos compromissos assumidos pelos atuais corpos sociais. 

Esta é uma iniciativa enquadrada num restante conjunto de atividades que incluem a organização de uma Conferência de Organização "REPENSAR a Profissão Docente e o nosso papel, na Era da Complexidade e da Artificialidade", que irá decorrer no Auditório da AEP em Matosinhos, nos dias 23 e 24 de maio e em que serão debatidas as ideias e propostas para o futuro das ações do SPZN.