A Federação Nacional da Educação (FNE) foi uma das entidades que apoiou a produção da série "O Grito" recentemente divulgada pela RTP.
Ao longo de oito episódios, este drama realizado por Leonel Vieira, permite perceber os desafios que a vida escolar coloca nos professores, abordando temas desde a indisciplina, bullying, saúde mental e a desvalorização de uma carreira fundamental na sociedade e que pouco tempo deixa livre para a vida familiar e pessoal.
A história acompanha a personagem Vitória Neves (Daniela Ruah), uma professora dedicada e determinada, cujo compromisso com os alunos e colegas a leva a negligenciar a vida pessoal e familiar. As consequências são sentidas no filho Pedro (Gonçalo Almeida), que enfrenta a fase da adolescência com impulsividade e curiosidade, e pelo marido Salvador (Pedro Laginha), enfermeiro de longa data, apático e absorvido pela rotina.
Sofia Neves (Sara Matos), irmã de Vitória e com a profissão de artista plástica em Londres, encontra-se no auge da carreira, prestes a inaugurar a sua primeira grande exposição no Reino Unido, quando recebe a notícia do suicídio da irmã situação que a faz regressar a Portugal, determinada a investigar os últimos meses de Vitória e a compreender os motivos que a levaram a esta decisão.
O elenco de “O Grito” inclui então Daniela Ruah, Sara Matos, Pedro Laginha, Gonçalo Almeida, Nuno Nolasco, Natália Luiza, Roberto Bomtempo, Joaquim Horta, Ricardo Veigas, Madalena Aragão, António Van Zeller e Mar Bandeira.
A série é produzida pela Volf Entertainment, com coprodução da RTP e apoio da FNE.